A Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, está inserida na comunidade de Roque Gonzales desde o ano de 1938.
Primeiramente como:
* Grupo Escolar da Sede - Formação Primária de 1938 a 1974;
* Grupo Escolar da Sede - Ensino Fundamental de 1974 a 1980;
* Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo de 1981 a 2000;
* A partir de 18/09/2000 é hoje a Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo e continua sempre unida à família roque-gonzalense.
A escola Érico Veríssimo é composta de 492 alunos, 423 famílias, 48 professores e 13 funcionários.
Atualmente tem como Diretora a Professora Tânia Regina Luft Reichert.
Vice-diretoras: Roseli Luiza Hatwig de Lima
Elmi Terezinha Wathier Mallmann
Elisete Hinterholz Mallmann
Coordenadores Pedagógicos: Luís Arlém Rambo Petry
Rose Maria Zimmer Mallmann
Orientadoras Educacionais: Roseli Luiza Hatwig de Lima
Carline da Silva Uhmann
Assistente Administrativo Financeiro: Nivia Caye Kuhn
Enaltecendo o patrono de nosso educandário REFERENDAMOS o gaúcho ÉRICO VERÍSSIMO, nascido em Cruz Alta, em 1905, e falecido em Porto Alegre no ano de 1975.
É o representante do romance modernista da região sul do Brasil e seus temas abordam: os problemas sociais e humanos, decorrentes da imigração italiana no Rio Grande do Sul , e a crise moral e espiritual da sociedade urbana moderna.
Sua obra é dividida em três fases, mas é a segunda fase: O TEMPO E O VENTO, sua trilogia épica, que narra a saga de uma família desde o século XVIII até o século XX, retratando o passado histórico e a formação social e política do estado do Rio Grande do Sul através de "O CONTINENTE", "O RETRATO" e "O ARQUIPÉLAGO".
É ele, ÉRICO VERÍSSIMO, o representante gaúcho mais conhecido e dramatizado pela televisão que o torna mundialmente conhecido.
Além da arte da palavra a Escola incentiva e valoriza o Esporte, ocupando os jovens com o corpo e a mente voltados para o espírito de integração, espírito de equipe para realizar grandes conquistas como, mais uma vez, campeões da fase regional dos Jogos Esportivos do Estado do Rio Grande do Sul - JERGS - em várias modalidades.
Preocupados e angustiados com o consumismo, a Escola Estadual Érico Veríssimo desenvolve neste ano, como projeto central, "O LUXO DO LIXO: uma questão de SUSTENTABILIDADE", pois sabemos que os seres humanos, ao se organizarem em sociedade, definem princípios e regras para conviver, que trazem consequências e grande impacto para o meio ambiente. A industrialização exige o uso de recursos naturais que, pensamos, sejam inesgotáveis. Muitos destes recursos envolvidos, que são explorados e descartados sem muita responsabilidade poderiam se tornar novamente úteis, ou ainda, serem reaproveitados se houvesse consciência por parte dessa sociedade consumista.
Por isso pedimos a cada um de vocês:
COMECE A FAZER A DIFERENÇA: REDUZA, RECICLE, REUTILIZE!!!