sábado, 30 de julho de 2011

3º ANO - BIOLOGIA COM ATIVIDADES PRÁTICAS

Os alunos da turma 312, juntamente com a professora de biologia realizaram o plantio de flores na escola, já que estavam estudando as plantas.
Devido a importância das plantas para os demais seres vivos e deixar a escola mais bonita, os alunos trouxeram as mudas e realizaram a tarefa de plantá-las.
Tainara - 312
As atividades realizadas, foram orientadas e acompanhadas pela Professora de Biologia Mari Soni.




JORNADA PEDAGÓGICA

Professores e funcionários da Escola Érico, participaram da JORNADA PEDAGÓGICA nos dias 18 a 21 de Julho de 2011, com atividades diversas.
Dias 18 e 19 a maioria participou na EMEF Santo Antônio de Pádua do Curso de Capacitação em Educação: "Relação entre professor(a), aluno(a) e comunidade escolar", com o objetivo de refletir sobre os desafios, potencialidades e aprendizagem nas relações do(a) professor(a) com a comunidade escolar.

Dia 18/07 - Manhã: "Emoções na Sala de Aula - Sentimentos do corpo docente e discente"
Tarde: "Construindo Relações duradouras e elevando a eficiência na educação"

Dia 19/07 - Manhã: "Educar/Disciplinar versus Ameaçar/Constranger: o trabalho do professor"
Tarde: "Fenômeno Bulling: uma visão psicopedagógica"

Ainda no dia 19/07, um grupo de professores se deslocou para São Luiz Gonzaga para participar do Colóquio Regional de Educação. Dentro da programação aconteceram Conferências, Trabalhos e Grupos por área de atuação (15 Salas Temáticas) e Plenária.

Dia 20/07 - Atividades de estudo, avaliação e planejamento da e na EEEB Érico Veríssimo.

Dia 21/07 - Direção, professores e funcionários participaram em São Luiz Gonzaga do Encontro Regional de Formação Continuada da 32ª CRE.

terça-feira, 19 de julho de 2011

VIII Seminário Internacional de Educação - parte 2

Dia 19 de Julho de 2011, continuam as conferências, palestras e oficinas.
Na parte da manhã, iniciou a fala a Profª Drª Ana Fátima Badaró da UFSM de Santa Maria que fez a Conferência "Os referenciais básicos da Bioética: autonomia, beneficiência e justiça - suas implicações na atualidade".
Na sequência houve a Comunicação Oral: Programa de Educação Ambiental "Educar para o meio ambiente, educar para a vida", com a Bióloga Caroline Mello da SMAMA de São Sepé.
Ainda na parte da manhã, a fala do Prof. Dr. Valdo Barcelos - UFSM - Santa Maria sobre "A Educação como Promotora da Sustentabilidade e da Solidariedade".
Na parte da tarde ocorreram as OFICINAS PEDAGÓGICAS.
A Oficina Pedagógica: INFORMÁTICA NA ESCOLA teve três tópicos, entre eles "Análise de ferramentas de detecção de plágio em trabalhos escolares" apresentado pela Professora Nivia.


Ainda na sequência das atividades do dia 19, na parte da noite teve a palestra: "A Escola frente aos desafios da atualidade: droga, alcoolismo e violência" pelo Bel. em Direito Renato Pillar de Rosso. Para o encerramento das atividades da noite, foi apresentada a peça teatral "Sai Dessa" integrante do Programa "CRACK, O PROBLEMA É NOSSO".

20 de Julho
"Educação e Transformação: capacidade para pensar" este foi o tema apresentado pelo Pe. Sérgio Lasta.
"Com a questão do narcisismo, existem muitos vazios. É preciso que se estabeleçam vínculos. É um culto exagerado da autoimagem (não podemos confundir com cuidado)!" é o que alerta o Pe. Sérgio na sua fala.
"Pensar não é tarefa fácil. Pensar angustia. Provoca a angústia do não saber que impulsiona a busca do conhecimento. Isso inquieta. E não pensar seria uma forma de negar a realidade para não sentir a frustação de que não sei tudo e preciso estar sempre buscando saber e conhecer."

Ainda de manhã o tema "Los VALORES en las RELACIONES AFECTIVAS Y SOLIDARIAS..." com o Maestro JUAN da ROSA de Artigas - URUGUAY.
Maestro Juan iniciou sua fala com diversas músicas sobre o Dia do Amigo, falando da importância da amizade, definindo o CHIMARRÃO como o CÁLICE DA AMIZADE.
"Es um COMPROMISSO con la VIDA RESCATAR la AFECTIVIDADE para que EDUCARSE continue siendo un valioso instrumento de HUMANIZACIÓN."
Somos eternos aprendizes.
Um educador não é capaz de educar se não tem sonhos.

"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, MAS não aprendemos a conviver como irmãos."
Martin Luther King

segunda-feira, 18 de julho de 2011

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Com o Tema: "Educar para transformar as relações entre o homem e o Planeta", iniciou no domingo, dia 17 de julho de 2011, o VIII Seminário Internacional de Educação em São Sepé. O evento é uma promoção do MOBREC e da SMEC.
Durante o dia 18 de julho a palestrante foi a Profª Drª Rossana Ramos de Petrolina - Pernambuco que abordou os temas: "Escola: lugar de aprender" e "Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva"

Apresentação que encerrou as atividades da tarde.

Na parte da noite o palestrante foi o Prof. Dr. Ricardo Rossato de Santa Maria que falou sobre o tema: "Os princípios éticos, sociais e filosóficos de uma educação humanizadora".
O Prof. Ricardo iniciou a sua fala pontuando alguns pressupostos do pós-modernismo que estamos vivendo. Um dos principais certamente o da rapidez das mudanças, sendo que nos últimos 20 anos do século XX, houveram mais mudanças do que nos 20 séculos anteriores.
Outro dado estatístico apresentado, é de que hoje uma criança recebe mais informações em 1 ano do que um adulto recebia em 14 anos, na primeira metade do século XX. Isso significa dizer que aos 7 ou 8 anos a criança de hoje já tem mais informações do que adulto do século passado obteve ao longo de toda a vida.
"Nunca os homens tiveram um tão vivo sentido de liberdade; MAS a depressão é o mal do século ..." Prof. Ricardo
A educação é um triplo processo de humanização, socialização e singularização. Precisamos resgatar a educação humanizadora, pois é o "humano" que nos constitui, que nos faz "ser" ...
"É no humano que se faz o médico, o engenheiro, o agrônomo enfim, todo o profissional digno de tal nome. O profissional habita no humano, onde constrói sua casa e revela o seu ser" (Ricardo Rossato, 2008)
Prof. Dr. Ricardo Rossato e Profª Nivia

Dias 19 e 20 de julho continua o Seminário.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

JERGS - Fase de Coordenadoria

FUTSAL MIRIM FEMININO
Parabéns meninas! Campeãs da fase de Coordenadoria! Vamos a fase regional!

domingo, 3 de julho de 2011

JERGS - Fase de Coordenadoria

Vem aí JERGS - Fase de Coordenadoria!!!

Aguardem, nos próximos dias estaremos divulgando o cronograma dos jogos!!!

REUNIÃO PEDAGÓGICA - 30/06/2011

Mais um final de tarde que foi reservado para estudos e planejamento dos professores da Escola Érico Veríssimo.
Foi a vez de planejar os detalhes da Jornada Pedagógica, da semana de estudos que acontecerá de 18 a 22 de Julho, quando então os alunos já estarão de férias.
  • 18 e 19 de Julho - Professores e Funcionários estarão participando das atividades organizadas pela SMEC de Roque Gonzales
  • 19 de Julho - um ou dois professores de cada área estarão representando os colegas e participarão de atividades em São Luiz Gonzaga, promovido pela 32ª CRE
  • 20 de Julho - atividades na Escola Érico para todos os professores, a partir das 10 horas da manhã
  • 21 de Julho - Professores e Funcionários participarão de atividades em São Luiz Gonzaga, organizadas pela 32ª CRE, com a presença do Secretário da Educação do Estado.
A supervisora pedagógica fez uma retomada das discussões sobre "Repetência" e apresentou uma síntese a partir das respostas das questões para reflexão. Apresentou também alguns índices da Escola Érico:

CURSO ENSINO MÉDIO - 2010

APROVADOS: 162 (82,65%) REPROVADOS: 34 (17,35%)

1ª SÉRIE

APROVADOS: 63 (72,41%) REPROVADOS: 24 (27,59%)

ESTATÍSTICA POR TURNO

TURNO: MANHÃ - TARDE - NOITE

APROVADOS: 24 - 32 - 7

REPROVADOS: 8 - 12 - 4

2ª SÉRIE

APROVADOS: 50 (86,21%) REPROVADOS: 8 (13,79%)

ESTATÍSTICA POR TURNO

TURNO: MANHÃ - TARDE - NOITE

APROVADOS: 21 - 22 - 7

REPROVADOS: 4 - 4 - 0

3ª SÉRIE

APROVADOS: 49 (96,08%) REPROVADOS: 2 (3,92%)

ESTATÍSTICA POR TURNO

TURNO: MANHÃ - TARDE - NOITE

APROVADOS: 19 - 24 - 6

REPROVADOS: 0 - 0 - 2

5ª SÉRIE

Aprovados: 28 – 65,12 % Reprovados: 15 – 34,88%

ESTATÍSTICA POR TURNO

TURNO: MANHÃ - TARDE

APROVADOS: 13 - 15

REPROVADOS: 7 - 8

FESTA JUNINA 2011 - parte 2






















FESTA JUNINA 2011 - parte 1















Reuniões Pedagógicas

A Equipe Diretiva, juntamente com o grupo dos Professores e, por vezes, também os Funcionários, tem realizado as Reuniões Pedagógicas.
Ao longo do primeiro semestre, foram vários os assuntos tratados. Um dos principais é a questão da Repetência e Evasão.
Na reunião realizada no dia primeiro de junho, foi iniciado um estudo mais teórico, com algumas estatísticas sobre a temática.
[ ... ] O fracasso escolar não existe, o que existe são alunos fracassados, situações de fracasso, histórias escolares que terminam mal. Esses alunos, situações, essas histórias é que deveriam ser analisados, e não encarados como algum objeto misterioso, ou algum vírus resistente, chamado repetência ou fracasso escolar. (Charlot 2000, p. 16)

Para o psiquiatra e educador Içami Tiba, o nosso sistema educacional não é funcional porque não alcança resultados. “Hoje o Ministério da Educação está na contra- mão da educação com a aprovação continuada que não avalia o aluno.”

Quer-se uma escola com o objetivo centrado na aprendizagem, não no ensino. Uma escola que encontre o caminho da aprendizagem, que trabalhe e considere as diferenças individuais, que estabeleça e respeite, na avaliação, os padrões de máximo e de mínimo, conforme o potencial de cada um. Abordagem esta, facilitada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que dá liberdade às escolas inovarem, para fazer o aluno aprender.

A repetência escolar é um dos problemas mais agudos e mais sérios da educação brasileira. É um fenômeno complexo que reúne múltiplos aspectos. A espantosa realidade brasileira de repetência escolar está presente em todas as estatísticas publicadas em nosso país, sem possibilidade de ser ignorada.

Na América Latina, dados da Unesco mostram, entre nós, um elevado grau de repetência no 1º ano do Ensino Médio (54%), superando Colômbia (43,8%), Bolívia (38,4%), Peru (29%), e Paraguai (27,6%).

Uma pesquisa realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) constatou que no Brasil 35% dos alunos terminam as nove séries, 65% terminam só a 5ª série e apenas 3% concluem sem repetir.

É necessária a reflexão e discussão das questões levantadas, a tomada de consciência de todos que estão envolvidos no problema e que, todos fazem parte da solução. As causas do não aprender são várias e, portanto, a primeira questão é identificá-las, dando-lhes a seguir o tratamento conveniente.

A partir das reflexões e discussões realizadas durante a reunião, foi proposto que cada professor procurasse refletir sobre algumas questões. Inúmeros são os fatores intra e extra-escolares que influenciam para que ocorra a repetência. A seguir apresentamos algumas sugestões para reflexão:

* Que sentido faz a retenção do aluno?

* O que provocou?

* A falta de estudo?

* Imaturidade para acompanhar a série cursada seguinte?

* Problemas relacionados ao comportamento ou a falta de motivação para aprender?

* Que sinais de alerta deveria ser observados ao longo do ano letivo?

* Como está o meu processo avaliativo?

* Como está a minha metodologia?

* E a prática pedagógica?

* Que tentativas estão sendo feitas para evitar o desfecho da repetência e, por que alguns não resultam em sucesso?