Dia 19 de Julho de 2011, continuam as conferências, palestras e oficinas.
Na parte da manhã, iniciou a fala a Profª Drª Ana Fátima Badaró da UFSM de Santa Maria que fez a Conferência "Os referenciais básicos da Bioética: autonomia, beneficiência e justiça - suas implicações na atualidade".Na sequência houve a Comunicação Oral: Programa de Educação Ambiental "Educar para o meio ambiente, educar para a vida", com a Bióloga Caroline Mello da SMAMA de São Sepé.
Ainda na parte da manhã, a fala do Prof. Dr. Valdo Barcelos - UFSM - Santa Maria sobre "A Educação como Promotora da Sustentabilidade e da Solidariedade".
Na parte da tarde ocorreram as OFICINAS PEDAGÓGICAS.
A Oficina Pedagógica: INFORMÁTICA NA ESCOLA teve três tópicos, entre eles "Análise de ferramentas de detecção de plágio em trabalhos escolares" apresentado pela Professora Nivia.
Ainda na sequência das atividades do dia 19, na parte da noite teve a palestra: "A Escola frente aos desafios da atualidade: droga, alcoolismo e violência" pelo Bel. em Direito Renato Pillar de Rosso. Para o encerramento das atividades da noite, foi apresentada a peça teatral "Sai Dessa" integrante do Programa "CRACK, O PROBLEMA É NOSSO".
20 de Julho
"Educação e Transformação: capacidade para pensar" este foi o tema apresentado pelo Pe. Sérgio Lasta.
"Com a questão do narcisismo, existem muitos vazios. É preciso que se estabeleçam vínculos. É um culto exagerado da autoimagem (não podemos confundir com cuidado)!" é o que alerta o Pe. Sérgio na sua fala.
"Pensar não é tarefa fácil. Pensar angustia. Provoca a angústia do não saber que impulsiona a busca do conhecimento. Isso inquieta. E não pensar seria uma forma de negar a realidade para não sentir a frustação de que não sei tudo e preciso estar sempre buscando saber e conhecer."
Ainda de manhã o tema "Los VALORES en las RELACIONES AFECTIVAS Y SOLIDARIAS..." com o Maestro JUAN da ROSA de Artigas - URUGUAY.
Maestro Juan iniciou sua fala com diversas músicas sobre o Dia do Amigo, falando da importância da amizade, definindo o CHIMARRÃO como o CÁLICE DA AMIZADE.
"Es um COMPROMISSO con la VIDA RESCATAR la AFECTIVIDADE para que EDUCARSE continue siendo un valioso instrumento de HUMANIZACIÓN."
Somos eternos aprendizes.
Um educador não é capaz de educar se não tem sonhos.
"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, MAS não aprendemos a conviver como irmãos."
Martin Luther King
Nenhum comentário:
Postar um comentário