Com o Tema: "Educar para transformar as relações entre o homem e o Planeta", iniciou no domingo, dia 17 de julho de 2011, o VIII Seminário Internacional de Educação em São Sepé. O evento é uma promoção do MOBREC e da SMEC.
Durante o dia 18 de julho a palestrante foi a Profª Drª Rossana Ramos de Petrolina - Pernambuco que abordou os temas: "Escola: lugar de aprender" e "Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva"
Apresentação que encerrou as atividades da tarde.
Na parte da noite o palestrante foi o Prof. Dr. Ricardo Rossato de Santa Maria que falou sobre o tema: "Os princípios éticos, sociais e filosóficos de uma educação humanizadora".
O Prof. Ricardo iniciou a sua fala pontuando alguns pressupostos do pós-modernismo que estamos vivendo. Um dos principais certamente o da rapidez das mudanças, sendo que nos últimos 20 anos do século XX, houveram mais mudanças do que nos 20 séculos anteriores.
Outro dado estatístico apresentado, é de que hoje uma criança recebe mais informações em 1 ano do que um adulto recebia em 14 anos, na primeira metade do século XX. Isso significa dizer que aos 7 ou 8 anos a criança de hoje já tem mais informações do que adulto do século passado obteve ao longo de toda a vida.
"Nunca os homens tiveram um tão vivo sentido de liberdade; MAS a depressão é o mal do século ..." Prof. Ricardo
A educação é um triplo processo de humanização, socialização e singularização. Precisamos resgatar a educação humanizadora, pois é o "humano" que nos constitui, que nos faz "ser" ...
"É no humano que se faz o médico, o engenheiro, o agrônomo enfim, todo o profissional digno de tal nome. O profissional habita no humano, onde constrói sua casa e revela o seu ser" (Ricardo Rossato, 2008)
Prof. Dr. Ricardo Rossato e Profª Nivia
Dias 19 e 20 de julho continua o Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário